segunda-feira, 18 de maio de 2009

Curso de SBV

Na passada quinta feira, dia 14 de Maio, decorreu na ESCA o tão anunciado curso de Suporte Básico de Vida (SBV) adulto e pediátrico. Esta actividade teve a duração aproximada de cinco horas, contando com a participação de doze formandos e quatro formadores do Grupo Trauma Emergência, entre os quais o enfermeiro Fernando Gonçalves, coordenador do curso.

O curso iniciou-se com uma abordagem teórica relativa ao suporte básico de vida, fase que contou com a participação alternada de todos os formadores. Após uma hora de palestra iniciou-se a fase seguinte com a aplicação prática dos conteúdos ensinados. Os formandos foram divididos em três grupos que se distribuíram por três bancas, uma em que se aplicava o suporte básico de vida em adulto, outra em que se aplicava o pediátrico e casos excepcionais, e uma terceira onde se aprendiam manobras para a libertação da via aérea.
Após o exercício prático dos conteúdos abordados iniciou-se a terceira e última fase do curso com a avaliação, também ela prática, de todos os formandos. Esta fase foi superada por todos os participantes com distinção e empenho, facto que valorizou todo o tempo dedicado a esta actividade.

Na nossa opinião, o curso desenrolou-se da melhor maneira possível! Todos os participantes se mostraram colaboradores e interessados e os formadores de extrema qualidade e profissionalismo. Esta foi uma actividade que veio enriquecer de forma mais profunda os nossos conhecimentos na área em causa, adquirindo assim uma importância significativa a nível da formação de cada um dos participantes.

Ficam aqui algumas fotos daquela que se revelou uma actividade bastante completiva.

SAUDAÇÕES!!

Sem comentários: