segunda-feira, 11 de maio de 2009

Simulacro - O grande dia

Realizou-se no dia 24 de Abril, tal como previsto, o simulacro organizado em colaboração com a VMER de Braga e com os Bombeiros Voluntários de Braga.

A actividade desenrolou-se da melhor maneira possivel, desde a activação dos meios à triagem, tratamento e evacuação das vítimas, passando pela evacuação da população presente e pela coordenação dos membros responsáveis.

Pelas 11h desabou o tecto do auditório da ESCA, estanto presentes cerca de 40 pessoas e ficando 2 delas encurraladas pelos escombros e com ferimentos graves. A evacuação deu-se de uma forma extremamente bem sucedida, bem como a activação dos meios que, eficientemente, tiveram um tempo de activação e de chegada ao local bastante satisfatório.

Com isto, e após a avaliação das condiçoes de segurança do auditório, dois dos elementos da VMER subiram para procederem ao tratamento das vítimas, enquanto um outro médico ficou no recinto exterior a fazer o tratamento das pessoas que foram atingidas pelos escombros, em conjunto com elementos dos bombeiros voluntários e também dos sapadores, que foram activados pelo CODU. No auditório, a evacuação da vítima menos grave deu-se pelas escadas, com a ajuda de assistentes destacados para esse mesmo fim, bem como elementos da VMER de Braga de serviço que foi, tal como os bombeiros Sapadores, activada pelo CODU.




Quanto à vitima mais grave, com paralisia dos membros, a sua evacuação executou-se pela janela, numa maca de vácuo, graças a um excelente trabalho dos bombeiros.



Chegada esta última vítima ao solo, acontecimento que decorreu durante o intervalo da manha, com a presença de uma grande percentagem da população escolar, a assitência bateu palmas.


Este acontecimento teve a presença dos doisprincipais jornais da região de Braga, o Correio do Minho e o Diário do Minho.

Globalmente correu tudo muito bem, sendo o único aspecto a apontar a falta de sinalização de segurança na escola, aspecto que irá ser melhorado com certeza.


É de acrescentar, também, que esta actividade nunca teria sido possivel sem a preciosa ajuda e colaboração da Dra. Cristina e do Enfermeiro Rui que nos coordenaram na organização e também dos restantes meios de socorro presentes que desempenharam um papel excepcional. Agradecer também às "vítimas" que desempenharam os seus papeis da melhor forma possivel e a toda assistencia que colaborou e ajudou, quer a equipa coordenadora quer os meios de ajuda.



Esta actividade foi muito enriquecedora e permitiu-nos testar as condições de segurança da escola, que, exceptuando o ponto acima referido, são bastante satisfatórias.

Sem comentários: